A educação especial dentro das medidas socioeducativas em meio fechado: Uma reflexão do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da UNIESAMAZ

  • Publicado em 23/07/2024
  • Notícias Pós-Graduação
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No âmbito das atividades do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da UNIESAMAZ, estamos em pleno andamento com as orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As temáticas abordadas pelos alunos são sempre de grande relevância para a sociedade, contribuindo para a reflexão e o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas e eficazes.

Uma das temáticas em destaque da última turma em formação é "A Educação Especial Dentro das Medidas Socioeducativas em Meio Fechado". Este importante tema está sendo explorado pela aluna de pós-graduação Márcia Gurjão, sob a orientação da coordenadora pedagógica da UNIESAMAZ, Profa. Érica Paula Borri.

A educação especial tem um papel crucial no processo de inclusão e no desenvolvimento das potencialidades de indivíduos com necessidades educativas especiais. Quando esta educação se insere no contexto das medidas socioeducativas em meio fechado, como unidades de internação para adolescentes em conflito com a lei, o desafio é ainda maior, mas igualmente indispensável.

O trabalho de Márcia Gurjão busca compreender e propor estratégias para a implementação eficaz da educação especial nesses ambientes. A relevância desta pesquisa para a sociedade é imensa. Ao abordar a educação especial dentro das medidas socioeducativas em meio fechado, o trabalho contribui para a construção de um conhecimento que pode influenciar diretamente a formulação de políticas públicas e a melhoria das práticas educativas nesses contextos.

A UNIESAMAZ se orgulha de fomentar e apoiar pesquisas que buscam transformar a realidade social e educacional do nosso país. Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para a inclusão e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Convidamos a todos para acompanhar de perto o desenvolvimento desta e de outras pesquisas, e a se engajarem nas discussões e reflexões que elas provocam. Juntos, podemos contribuir para uma educação mais inclusiva e para a construção de um futuro melhor.